domingo, 2 de outubro de 2011

Como funcionam os clubes de investimento?

 Uma alternativa para quem deseja começar a investir em ações e não possui muito tempo para operar são os Clubes de Investimento.
Os Clubes de Investimento são grupos formados por várias pessoas que resolvem investir juntos no mercado de ações. Sua carteira é administrada pelos próprios membros do Clube com a assistência de profissionais especializadas (Corretores de Valores,Corretoras....)
Os Clubes tem a vantagem de proporcionarem uma maior diversificação da carteira sem a necessidade de uma grande quantidade de capital inicial como ocorre, por exemplo, quando investimos diretamente no mercado de ações. Os clubes devem ser constituídos por um mínimo de 3 e máximo de 150 membros. Nenhum cotista do clube pode possuir quantidade superior a 40% das cotas. Um percentual mínimo de 51% dos recursos do Clube devem ser investidos em ações, o resto pode ser destinado a fundos, títulos de renda fixa e outras formas de investimento.
O destino do dinheiro do Clube é decidido através de Assembléias, onde os cotistas votam sobre as aplicações a serem feitas. Essas Assembléias acontecem periodicamente, nas quais são revistas as aplicações e podem ser feitas modificações no portefólio do clube.
Para criar um clube de investimento é necessário fazer o registro junto a Bolsa de Valores de São Paulo, através do preenchimento de fichas cadastrais e a elaboração de um Estatuto Social para o Clube. Você pode obter mais informações sobre a criação de um clube de investimento através do site da Bovespa. Você também pode entrar em contato com sua Corretora para se informar.
A administração do Clube cobra uma taxa percentual, proporcional a sua quantidade de cotas, referente a administração da carteira de investimentos. Além disso, são cobradas as taxas de corretagem, custódia e emolumentos referentes a Bovespa. Esses custos são iguais aos cobrados quando se investe diretamente em ações porém, no caso dos clubes, eles são divididos por todos os cotistas.
Uma das maiores desvantagens dos Clubes é o fato de que a liquidação não é imediata. Ou seja, se você vender suas cotas, o dinheiro apenas estará disponível em sua conta corrente após alguns dias, geralmente, 3 dias (D+3).

Nenhum comentário:

Postar um comentário